top of page
  • Foto do escritorNova Assist

Nova Assist - O labirinto do reembolso médico e odontológico

Atualizado: 27 de mar.

Complexidade cria empresas 100% focadas em solicitações de reembolsos






É um fato: a dificuldade que muitas pessoas encontram ao obter reembolso por consultas médicas e odontológicas tem levado grande parte delas a desistir de serem atendidas pelos profissionais que desejam. Mesmo pagando em dia pelos planos de saúde e odontologia – cifras essas que não são nada desprezíveis e têm aumentado de forma recorrente – os usuários não conseguem por várias oportunidades acessar seus reembolsos, por mais que eles sejam seu direito garantido por lei – no caso a 9.656 de 1998.

 

Os motivos para isso não são poucos: o processo é burocrático, as informações e documentações são muitas, as formas de solicitar reembolso não são amigáveis e, mesmo quando tudo isso é superado, ainda há o risco de ter um processo indeferido por uma alegada ausência de documentação. O resumo é que o caminho para se obter um reembolso é complexo e pouquíssimo transparente, em um movimento que parece ser intencional das operadoras para não pagar o que é por direito devido aos seus clientes.

 

É precisamente nesse contexto que empresas de apoio ao reembolso têm surgido, com o propósito de simplificar o que é em muitos casos quase impossível e garantir o acesso das pessoas aos seus gastos com saúde privada. “Organizações que apoiam clientes a receber reembolso por consultas estão surgindo para ‘achar os caminhos nesse labirinto’ que as operadoras de planos de saúde têm criado, e estão crescendo em um ritmo muito acelerado”, diz XPTO, CEO da Nova Assist, uma das empresas que têm se destacado nessa área.

 

Esse movimento de mercado não passou despercebido pelas operadoras, que recorrentemente endossam mensagens e ações que deslegitimam o trabalho realizado pelas empresas de apoio ao reembolso, tratando-o como algo fraudulento e mencionando uma eventual responsabilização criminal de clientes que seguirem esse caminho. “Um dos nossos alicerces aqui na Nova é, por sinal, o valor da ética e transparência”, diz XPTO. “Este mesmo valor é algo que, inclusive, parece faltar no processo de reembolso das empresas de planos de saúde, que parecem obscuros e com obstáculos intransponíveis.”

 

Ao mesmo tempo, para a classe de médicos e dentistas, essa realidade também apresenta um grande problema, afinal afeta a relação de confiança que buscam estabelecer com os seus pacientes, bem como a dinâmica financeira da prática que exercem. Estes profissionais também têm se beneficiado com o apoio destas empresas, estabelecendo parcerias e indicando muitas vezes elas para os seus clientes “Quando o reembolso é feito da forma adequada, todos envolvidos diretamente no processo – no caso o profissional de saúde e o paciente – têm a ganhar. E a gente aqui na Nova entra ‘na jogada’ quando a operadora parece não estar fazendo a sua parte, o que ocorre, infelizmente, quase sempre”, finaliza XPTO.

O Papel da Nova Assist é sempre trazer a informação e os direitos dos pacientes.

9 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page